Após a cirurgia bariátrica, a rotina pode ficar muito diferente e o paciente precisa entender isso para que ele tenha um impacto menor no seu dia-a-dia no sentido de se preparar para as mudanças que estão por vir. Depois de uma cirurgia, obviamente, alguns cuidados precisam ser tomados e, mais do que isso, é preciso entender o que vai mudar no quesito alimentação e hábitos que levaram o paciente a chegar na obesidade. Vamos dar uma olhada abaixo em algumas dessas mudanças tão importantes!
Veja as principais mudanças na rotina após a bariátrica:
Em primeiro lugar, teremos uma mudança que diz respeito aos cuidados com o pós-cirúrgico. Cada médico cirurgião tem o seu próprio protocolo que deve ser seguido à risca pelo paciente, evitando infecções e outros problemas. Essencialmente, teremos a diminuição das tarefas domésticas e das atividades físicas nos primeiros 15 dias após a cirurgia, além dos cuidados com as pequenas incisões durante o período de cicatrização. Além dessas, teremos:
1- A dieta
A dieta de um paciente operado precisa ser mudada completamente. Se antes o paciente tinha hábitos alimentares sem restrições da quantidade, agora ele precisa saber que essas mudanças serão obrigatórias, pois o novo estômago, agora reduzido, não conseguirá mais receber um grande volume de comida. Mas fique tranquilo, pois o paciente operado apresenta alterações metabólicas e hormonais, que serão responsáveis pela diminuição da fome e ao mesmo tempo pela saciedade precoce, ou seja, pequena quantidade ingerida já será capaz de enviar mensagem ao cérebro avisando que o paciente “tá cheio”.Essa é uma mudança muito positiva e há casos em que o paladar também passa por transformações como, por exemplo, um paciente que não consumia frutas passa a gostar delas e sente que não precisa mais de doces muito açucarados.
2- Exercícios físicos
Os exercícios físicos não são inseridos rapidamente de uma única vez, afinal, estamos falando de um paciente que provavelmente não tinha uma estrutura muscular preparada antes da cirurgia. Mas, eles são importantes e vão fazer muita diferença no pós-bariátrica, justamente para que o paciente tenha uma vida mais saudável. Veja, aqui nessa fase os exercícios não são necessariamente indicados para perda de peso, já que a cirurgia faz isso de maneira muito efetiva com a redução do consumo calórico e a reorganização das mensagens hormonais intestinais. Mas eles são fundamentais para que a nova rotina seja mais saudável como um todo, além de serem peças fundamentais na melhoria do condicionamento físico, bem como na prevenção do reganho de peso a longo prazo.
3- Atenção às dores e desconfortos
Nos primeiros dias pós-bariátrica, graças aos grandes avanços da cirurgia minimamente invasiva, você não deve sentir dores fortes. Nessa fase é comum um pouco de incômodo e desconforto abdominal causado pelos gases e pela manipulação cirúrgica, mas que serão resolvidos na grande maioria dos casos com o uso de medicações orais receitadas pelo seu médico no momento da alta. Caso perceba que elas continuem mesmo com o uso da medicação analgésica, você precisa procurar a emergência do hospital e contactar o seu médico para ser melhor avaliado.
Conclusões
Sua rotina vai mudar pós-bariátrica mas, no geral, elas são mudanças positivas, que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável, ativa e capaz de te manter no peso ideal. Esteja preparado para mudar sua rotina e para garantir que ela seja da forma mais tranquila possível. E, claro, se precisar de ajuda do seu médico, não hesite em procurá-lo, mesmo após algum tempo de cirurgia, ele é a melhor pessoa para te orientar.
Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais! Até a próxima!
Dr Giuliano Campelo | Cirurgião Geral e Bariátrico
Leave a reply