Quando tomar a decisão de fazer a bariátrica? Momentos decisivos!
Tomar a decisão de fazer a bariátrica pode ser um processo longo, que exige bastante calma, tranquilidade e confiança no seu médico e em toda a equipe. Afinal, trata-se de uma cirurgia que, apesar do baixo risco, ainda pode trazer receios para quem vai passar por ela. Se você está em dúvida sobre o que pode ou não pesar na sua decisão de fazer a bariátrica, separamos no texto de hoje momentos que podem virar a chave e que fazem a diferença para encarar o medo e seguir rumo a uma vida mais saudável. Veja!
![Blog Cirurgia Bariátrica - Dr Giuliano Campelo](https://giulianocampelo.com.br/wp-content/uploads/blog-imagem-indicacao.png)
Logo abaixo temos alguns dos momentos decisivos de quem pretende começar o processo para a bariátrica. Vamos lá!
1- Quando seu IMC ultrapassa o limite do sobrepeso para obesidade
Quando estamos acima do peso, o IMC é um bom indicativo sobre nossa saúde. Se você se pesa com frequência e tem percebido que com o aumento do peso, o seu grau do IMC ultrapassa o limite de classificação para obesidade, pode ter certeza de que esse é um bom momento para refletir mais seriamente sobre as possibilidades de tratamento no controle do peso. E para isso é interessante conversar com o seu médico e entender os benefícios e os riscos envolvidos em cada tipo de tratamento.
É claro que apenas estar com um grau inicial de obesidade não é algo determinante para fazer a cirurgia, mas é um momento decisivo para começar a mudar as coisas de alguma forma e buscar ajuda. Então, se pese com frequência e procure sempre evitar o aumento do seu IMC.
2- Quando seus exames começam a apresentar problemas
Fez um exame de rotina e teve um resultado ruim? Esse pode ser um indício de que fazer a cirurgia pode ser necessário ou até mesmo muito indicado. Entre os exames, temos que considerar os mais comuns, como os de sangue, que medem triglicérides e colesterol, até os mais específicos, como os exames de ultrassom, que podem indicar uma gordura no fígado, por exemplo – além, claro, de diabetes, hipertensão e outras doenças relacionados ao aumento do peso.
Por isso, faça exames com regularidade e não espere uma doença se instalar para tomar a decisão de mudar. Afinal, algumas doenças são crônicas e vão precisar de tratamento durante toda a sua vida.
3- Se você sentir que sua autoestima pode melhorar com a cirurgia
Nossa autoestima não deve depender de fatores externos, isso é fato. Mas o autocuidado e a vontade de ser mais saudável tem toda relação com a nosso bem estar, pois demonstra que desejamos o melhor para nós mesmos. E, às vezes, a cirurgia bariátrica pode, sim, trazer mais autoestima e fazer com que, depois dela, podemos passar a nos cuidar com mais atenção, nos alimentando melhor e praticando exercícios. Então, se você tem dificuldade de dar passos sozinho ou se percebeu que a sua obesidade só aumenta e não pode ser revertida sem ajuda de uma intervenção cirúrgica, pode está na hora de consultar um cirurgião bariátrico,
Vale sempre lembrar que a cirurgia bariátrica é minimamente invasiva e muito segura nos dias de hoje. Isso não exclui os riscos, mas os benefícios do pós-bariátrica sempre superam os riscos. Pense sempre nos prós e contras e busque o que é melhor para você neste momento tão importante da sua vida.
Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto com seus amigos e familiares! Até a próxima!
Dr. Giuliano Campelo
Cirurgião Geral e Bariátrico