Sim, a boca faz parte do sistema digestório, por isso vamos falar da importância da mastigação na reabilitação pós bariátrica.
A mastigação incorreta é uma das causas de complicação para os pacientes após a cirurgia bariátrica. Isso pode se agravar após o período da dieta líquida e pastosa, quando já se tem uma redução da função mastigatória.
Nesse sentido, a orientação é que os pacientes bariátricos façam uma avaliação odontológica e realizem os exames necessários antes da cirurgia.
Os cuidados começam no pré-operatório
A importância da mastigação na reabilitação pós bariátrica começa no pré-operatório. A orientação é fazer o acompanhamento com a nutricionista, pois isso ajuda o paciente a reaprender a se alimentar.
Sabe-se que, frequentemente e com a correria da vida, as pessoas comem alimentos que não exigem muito da mastigação. Comem em pé ou em frente a televisão ou celular.
Manter a atenção ao que está comendo é importante pois o contato visual auxilia na demanda da mastigação e na sensação de saciedade.
Esse conjunto de maus hábitos contribuiu para o ganho de peso das pessoas em quadro de obesidade. Sendo assim, poderá atrapalhar ou jogar contra no pós-cirúrgico
Odontologia preventiva
Além dos exames e avaliações odontológicas, é explicado e reforçado a necessidade de um horário reservado para se alimentar.
Descansar os talheres enquanto mastiga passa a ser importante para dar maior saciedade e ajudar o paciente a perder peso, antes da cirurgia.
Além disso, é um hábito que vai auxiliar, reforçando a importância da mastigação na reabilitação pós bariátrica, evitando complicações no pós-operatório.
Prejuízos nutricionais
A grande maioria dos pacientes com obesidade apresentam deficiências alimentares e anemias. Isso também interfere na saúde bucal, podendo deixar os dentes moles ou muito sensíveis.
A mastigação será o melhor amigo do paciente pós cirúrgico.
Por isso torna-se muito importante a consulta com o odontologista no pré-operatório pois, se a saúde bucal estiver prejudicada precisamos estimular a mastigação para evitar as complicações posteriores.
Os pacientes com obesidade, normalmente possuem uma saúde bucal prejudicada, devido ao excesso de alimentos açucarados e pouca higiene bucal.
Se o paciente tem mais de um dente perdido na mesma região, por exemplo, o alimento passa direto sem a mastigação e vai interferir na digestão.
Problemas que podem ser evitados
O paciente com a mastigação inadequada tem maior probabilidade de ter problemas nutricionais, pois ele deixa de comer carne e alimentos que tenham proteínas.
Isso pode resultar em anemia e deficiência de vitaminas do complexo B, além da chamada “desnutrição proteica” que se caracteriza por queda de cabelo e unhas fracas.
Portanto, além da importância física e estética, cuidar da boca é (uma) também uma contribuição direta na saúde geral e recuperação sem complicações de uma cirurgia bariátrica.
Dr. Giuliano Campelo | Cirurgião Bariátrico
Leave a reply