O verão está aí e com ele há o aumento de pessoas que tentam emagrecer mais rapidamente, numa busca incessante pelo corpo ideal. Para pacientes com obesidade, os riscos de tentar perder peso são maiores do que para as pessoas que estão apenas alguns quilos acima do peso, mas em ambos os casos, o emagrecimento sem acompanhamento médico e de maneira excessiva é um grande problema. Abaixo vamos falar mais sobre esse assunto! Veja!
Perder peso rápido não é normal na bariátrica?
Antes de mais nada, precisamos dizer que perder peso rápido não é um problema por si só, especialmente quando falamos do tratamento que engloba a cirurgia bariátrica. Pessoas que estão com obesidade tendem a perder uma quantidade maior de peso em menos tempo do que pessoas que estão de 10 a 20 quilos acima do seu peso ideal, por exemplo. Isso porque mudanças no dia-a-dia desses pacientes causam muito impacto pela gravidade da situação em que se encontram.
Mas temos que considerar que a cirurgia bariátrica é um tratamento muito específico, acompanhado pelo médico tanto no antes, quanto no pós-cirúrgico. Apesar da grande quantidade de peso perdido, o paciente está submetido a exames e até mesmo uso de vitamínicos e suplementos para evitar problemas causados por esse emagrecimento em pouco tempo.
Cuidados Essenciais
Mesmo quando o paciente não opta pela cirurgia bariátrica, algumas dietas podem ser recomendadas para que seja possível perder peso rápido, mas sem que isso prejudique a saúde do paciente. Veja que, em qualquer caso onde a perda de peso é excessiva, sempre precisamos considerar o acompanhamento médico como premissa básica para que não haja nenhum problema. Ou seja, a perda de peso rápida não é exatamente o “X” da questão e sim a falta de acompanhamento específico para isso.
Acompanhamento médico garante resultados saudáveis
Quando falamos de tentar perder peso rápido, geralmente nos deparamos com aquelas dietas extremamente rigorosas e que trazem uma diminuição do consumo calórico, sem necessariamente garantir a qualidade nutricional dos alimentos.
Essas dietas também costumam ser indicadas sem acompanhamento médico, sem a realização de exames prévios e também sem suplementações necessárias que o déficit calórico exige para que a diminuição dos alimentos não cause também o déficit de vitaminas essenciais para o corpo humano. Além disso, nos deparamos muito com uso descontrolado de remédios, que precisam ser adaptados de paciente a paciente, considerando seus históricos e garantindo segurança, acima de tudo.
Consequências de perder peso rápido
Existem diversas consequências de perder peso rápido sem acompanhamento médico. Veja algumas abaixo:
– Reganho de peso, muitas vezes mais do que foi perdido, apenas poucos meses depois do emagrecimento.
– Diminuição do metabolismo, causando dificuldades de concentração, problemas para dormir e outros sintomas desagradáveis.
– Diversas doenças causadas pela má alimentação ou déficit de nutrientes essenciais, especialmente quando a perda de peso é realizada sem acompanhamento médico e sem a suplementação necessária.
– Transtornos alimentares diversos, como compulsão alimentar, causada geralmente pela má relação com a comida, que pode piorar muito ao tentar perder peso rápido sem acompanhamento médico.
Conclusões
Queremos fechar este texto dizendo algo importante: a sua perda de peso não deve estar relacionada apenas à questão estética e muito menos ao período mais quente do ano. O seu projeto verão deve se transformar num projeto de vida, onde o principal objetivo é ser mais saudável e buscar a melhor versão de si mesmo, ainda que essa versão não seja com o corpo que sonhou. Muitas vezes, os corpos esculturais que vemos em revistas e na televisão, são retocados e poucas pessoas conseguem atingir essa perfeição. Cada corpo é único e cada pessoa diferente, por isso, não se cobre demais e busque a saúde acima de tudo.
Gostou das informações de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até a próxima!
Dr Giuliano Campelo | Cirurgião Geral e Bariátrico