Quando recebemos pacientes em nosso consultório, muitos chegam repletos de dúvidas a respeito das indicações da Cirurgia Bariátrica. Grande parte deles tem medo do que está por vir, sente que está caminhando para um procedimento extremamente arriscado e indicado apenas em último caso. Mas, a realidade é diferente e nossos muitos anos de experiência nos mostram que a cirurgia bariátrica é hoje uma opção com excelentes resultados e extremamente segura para os casos onde ela é bem indicada e, normalmente, o risco do procedimento é muito menor do que o risco de se manter obeso. No texto de hoje, vamos falar um pouco a respeito das indicações da cirurgia, para que você entenda melhor quais pessoas estão aptas a realizar o procedimento e quais são os fatores que fazem dele muito necessário. Veja abaixo!
Quem deve realizar a cirurgia bariátrica?
Antes de mais nada, devemos sempre lembrar que qualquer procedimento deve ser indicado por um médico de confiança e habilitado, que acompanhe o paciente, entenda o seu histórico e recomende o tratamento com base no que vai gerar de saúde e qualidade de vida. Apesar do medo que muitas pessoas têm em relação à bariátrica, graças a evolução tecnológica e a capacitação constante das equipes, ela é considerada um procedimento de baixo risco, apesar de alta complexidade. Ou seja, é uma cirurgia complexa, onde o profissional capacitado faz a diferença, mas com risco de complicações baixo, porque evoluímos para cirurgias minimamente invasivas e com acompanhamento multidisciplinar constante. Sendo assim, o fator mais importante para decidir por ela está relacionado às indicações. Abaixo, separamos algumas delas:
1- Índice de massa corporal
O índice de massa corporal, ou o IMC, é um bom indicativo para que seja possível definir a necessidade da cirurgia bariátrica ou não. Algo que é um consenso em toda a comunidade médica é que pessoas com IMC acima de 40 Kg/m2 têm forte indicação para o procedimento. Mas, pessoas com obesidade grau 2 que possuam doenças associadas, como falaremos abaixo, também podem colher muitos benefícios – benefícios esses que podem ser muito difíceis de serem alcançados com dieta, dependendo de cada caso. O ideal, como explicamos, é sempre buscar ajuda de um médico especializado.
2- Idade
A idade também pesa muito na hora de decidir pela cirurgia bariátrica. Adolescentes acima de 16 anos já podem passar pelo procedimento, desde que haja autorização para isso, conforme exige a legislação. Para idosos acima dos 65 anos, também vale a pena um diagnóstico mais particular, já que a cirurgia tem indicação relativa para essa idade. Obviamente, dependendo do caso, ela é a solução mais adequada para quem está com riscos associados, como outras doenças.
3- Doenças associadas
Falando sobre as doenças associadas, muitos pacientes com obesidade têm diabetes, hipertensão e outros problemas que surgem por causa da obesidade. Nesse caso, a cirurgia é a melhor indicação, porque o risco de se manter acima do peso é muito mais elevado do que o risco do procedimento em si. É válido falar sobre isso porque alguns pacientes com obesidade moderada, podem precisar da cirurgia não apenas devido ao peso em si, mas devido aos riscos das doenças que acompanham esse peso.Por exemplo, quando um paciente está em risco para desenvolver diabetes, com o chamado pré-diabetes, ou com níveis elevados de gordura visceral acumulando gordura no fígado e em outras vísceras, pode ser uma boa solução passar pela bariátrica e diminuir drasticamente a chance de complicações relacionadas a obesidade.
4- Tempo de doença
Por fim, um ponto que vai pesar muito na decisão da cirurgia é o tempo em que o paciente está acima do peso, sem sucesso em nenhum outro tratamento. A obesidade é uma doença crônica e, como toda doença, exige acompanhamento médico adequado para que haja uma melhora. Muitos pacientes passam por médicos, nutricionistas, fazem exercícios e tentam se alimentar de uma maneira melhor, mas ainda assim não conseguem emagrecer. Nesses casos, mesmo em pacientes com obesidade grau dois, a cirurgia pode ser a melhor solução, pois irá trazer o resultado esperado e devolver a saúde ao paciente.Os fatores que citamos são apenas alguns exemplos de indicação para a bariátrica. É claro que se torna muito necessário buscar um médico experiente e definir quando é o momento ideal da cirurgia. Mas, fique tranquilo quando chegar a hora: o procedimento é seguro, desde que haja o acompanhamento adequado, tanto no pré, quanto no pós-operatório.Gostou das informações de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!
Dr. Giuliano Campelo
Cirurgião Geral e Bariátrico
Leave a reply