Quando uma mulher descobre a gestação, um misto de alegria e medo toma conta dela. A alegria de ter um bebê, com certeza, é predominante, mas o receio de complicações na gravidez também é algo que pode causar noites mal dormidas e ansiedade, especialmente se a mulher tem a questão da obesidade envolvida.

Antes de iniciar este texto, temos que dizer que uma mulher acima do peso pode e deve querer ter sua família e que a obesidade, apesar de trazer um fator de risco, não deve ser motivo de preconceito. Todas as mulheres merecem ser tratadas com respeito e carinho.

Nosso ponto neste texto será responder a uma dúvida muito comum de mulheres acima do peso que pretendem ter filhos: vale a pena fazer a bariátrica antes da gravidez? Qual gestação apresenta mais riscos: na obesidade ou no pós-bariátrica? Vamos falar disso abaixo! Veja!

Blog - Dr Giuliano Campelo
Dr Giuliano Campelo

Direto ao ponto: qual gestação é mais arriscada, no pós-bariátrica ou na obesidade?

Não vamos nos alongar para responder esta questão, já que mais abaixo iremos nos aprofundar no assunto. Mas, em suma, a gravidez no pós-bariátrica é mais segura do que a gravidez na obesidade, já que a cirurgia bariátrica permite, por tabela,  diminuir alguns problemas de saúde comuns na mulher com obesidade e que podem atrapalhar sua gestação, como:

–        Diabetes gestacional

–        Hipertensão

–        Pré-eclâmpsia e eclâmpsia

–        Bebês grandes para a idade gestacional

–        Hemorragias puerperais

–        Incidência de cesariana

Veja que o emagrecimento, independente de ser por meio da bariátrica ou não, garante que se evite uma série de doenças que são bem mais comuns em gestantes com obesidade. Obviamente, não é uma regra sem exceções, já que é possível que uma mulher acima do peso engravide e passe pela gestão sem desenvolver nenhum problema listado – porém, o risco é maior, tornando todo o processo mais complicado, exigindo um acompanhamento médico especializado e maior monitoramento, com exames, dieta específica, etc.

Porém, há também alguns riscos na gestação pós-bariátrica, como:

–        Restrição de crescimento intra-uterino

–        Parto prematuro

–        Bebês pequenos para a idade gestacional

Como vimos acima, existem complicações que podem surgir após a bariátrica, porém, é importante dizer que elas são muito mais comuns quando a paciente engravida no primeiro ano após a cirurgia. E é por isso que só liberamos para a gestação após a paciente ter estabilizado sua perda de peso. Mesmo assim, os riscos para a mãe e para o bebê são muito menores do que na obesidade.

Como evitar problemas gestacionais pós-bariátrica?

A melhor maneira de evitar problemas gestacionais pós-bariátrica é sempre realizar um pré-natal especializado, com um médico de confiança e que saiba todo o histórico da mulher. Além disso, algumas dicas podem ajudar muito:

–        Se for possível planejar a gravidez, tente programá-la para pelo menos um ano após a cirurgia. Mas, calma: se acontecer de engravidar antes, fique tranquila e informe o seu médico para que os cuidados sejam tomados.

–        Procure manter a dieta durante a gestação, evitando engordar demais nesse período. O ideal é que a gestante engorde de 10 a 15 quilos, no máximo. Busque acompanhamento com o seu médico para controlar o ganho de peso, evitando problemas no pós-bariátrica.

–        Qualquer alteração que venha a sentir, como dificuldade para respirar, sangramentos, visão escurecida, ou outros sintomas, procure o seu médico. Apesar de ser uma gravidez de baixo risco, especialmente se comparada à gravidez na obesidade, é preciso buscar sempre auxílio médico para garantir que tudo corra bem.

Devo adiar a cirurgia se desejo engravidar?

A resposta para essa pergunta é um senso comum na maioria dos médicos: não, você não deve adiar sua cirurgia porque, como falamos, os riscos de engravidar estando com obesidade superam em muito os riscos da gestação pós-bariátrica. A maior dica é ter paciência e aguardar algum tempo após o procedimento, afinal, você precisa da devida recuperação para ter uma gravidez mais tranquila.

No mais, converse com o seu médico, faça exames e se prepare para realizar o sonho que é ter um bebê. Seja qual for sua decisão, cuide-se sempre e esteja assistida por bons profissionais da saúde. Mesmo que você engravide na obesidade, saiba que os médicos devem te tratar com respeito e cuidado.

Gostou das informações de hoje? Em caso de dúvidas, sempre procure um médico de confiança e fale com ele sobre suas inseguranças. E não tenha medo de realizar o sonho de ser mãe: com todos os cuidados, ele é possível com segurança!

Dr. Giuliano Campelo

Cirurgião Geral e Bariátrico

Leave a reply