A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pacientes com obesidade que têm dificuldade em emagrecer com o tratamento clínico ou por conta própria. Apesar de ser uma cirurgia com indicação médica, ainda há muitos mitos a respeito da sua segurança, resultado e contra indicações. No texto de hoje, separamos os principais mitos que permeiam a cirurgia bariátrica para ajudar você, que irá passar pelo procedimento em breve ou tem um parente querido nessa situação. A ideia deste texto é te ajudar a entender mais sobre a cirurgia, de forma correta e abrindo mão dos mitos que só atrapalham na decisão. Vamos lá?
Veja os principais mitos da cirurgia bariátrica
Vamos falar abaixo quais são os principais mitos acerca da cirurgia bariátrica, que é um procedimento importante e que precisa ser planejado com o seu médico. Veja!
1- A cirurgia bariátrica é muito arriscada
Esse é o primeiro mito mais comum sobre a cirurgia bariátrica. Na realidade, o procedimento hoje é bem sistematizado, sendo considerado minimamente invasivo, apesar de sua alta complexidade. Ou seja, não é uma cirurgia de alto risco e nem mesmo muito demorada, diferente do que muita gente pensa. O consenso entre os médicos é que se não tratada a obesidade é, geralmente, muito mais perigosa do que fazer a cirurgia bariátrica, devido às doenças associadas e tantos outros problemas que a doença traz. O paciente com obesidade pode desenvolver diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, problemas de joelho e coluna, entre muitos outros. Perder peso significa sair de uma situação de risco e a cirurgia, quando recomendada pelo seu médico, é uma alternativa muito viável e de baixo índice de complicações.
2- A cirurgia bariátrica não pode ser indicada para idosos
Hoje não existe um limite de idade para realizar a gastroplastia, mas somente após uma avaliação clínica criteriosa o médico pode tomar a decisão de fazer ou não o procedimento em um paciente acima de 65 anos. É preciso considerar outros fatores além da idade, como as doenças associadas e os riscos que o paciente tem em manter a obesidade. Na medicina, é importante se preocupar com a saúde do paciente e não há uma regra absoluta quando falamos sobre idade para a bariátrica. O ideal é procurar um médico especializado que te ajude a compreender os prós e contras, faça todos os exames e chegue a uma conclusão que será a melhor para o seu caso em específico. Se você tem mais de 65 anos, procure um médico antes de tirar suas conclusões!
3- Mulheres que pretendem engravidar não devem fazer bariátrica
Este é um mito muito prejudicial para as mulheres portadores da obesidade. Isso porque a gravidez na obesidade é infinitamente mais arriscada do que a gravidez pós-bariátrica, o que torna a cirurgia bastante indicada para as mulheres que estão acima do peso e desejam ter um filho em breve. Porém, vale ressaltar que é interessante esperar ao menos um ano após a cirurgia para engravidar, diminuindo os riscos e tornando a gestação muito mais tranquila. Mais uma vez, a dica é procurar um médico e analisar com ele suas possibilidades de acordo com os seus planos para o futuro próximo.
4- A cirurgia bariátrica não pode ser realizada por adolescente
Seguindo a mesma lógica dos idosos, a cirurgia bariátrica em adolescentes também pode ser indicada pelo médico, desde que a idade mínima seja de 16 anos. Então, se o médico identificar que é mais saudável para o adolescente passar pelo procedimento, ele irá indicar a cirurgia, que não oferece riscos maiores para pessoas abaixo dos 18 anos. Mas, claro, tudo precisa de autorização dos pais e do seu pediatra.
Esses são alguns mitos que envolvem a cirurgia bariátrica, mas existem muitos outros. Por isso, a dica é sempre procurar um médico para tirar todas as suas dúvidas e ficar mais tranquilo em relação ao procedimento!
Dr. Giuliano Campelo
Cirurgião Geral e Bariátrico
Leave a reply