Hoje em dia é ainda mais seguro fazer Cirurgia bariátrica e vou mostrar o porquê.

Ter medo de cirurgia pode ser instintivo e isso pode ocorrer desde uma cirurgia de apêndice à uma Cirurgia Bariátrica, mas não é necessário.

Com o passar dos anos, a cirurgia de redução do estômago se aperfeiçoou cada vez mais. O índice de complicação é menor que 0,13%, quando a cirurgia é realizada por médicos experientes em serviços especializados.

Já, os casos de morte por doenças associadas a obesidade como diabetes e AVC são muito maiores, ou seja, a cirurgia bariátrica aumenta as suas chances de viver! 

Dr Giuliano Campelo
Dr Giuliano Campelo

A obesidade não tem cura, mas tem tratamento.

Vale lembrar que a cirurgia é só o começo de tudo! O impacto mais intenso do tratamento ocorre no pós-operatório, quando o paciente precisará aprender a mudar seu estilo de vida, praticar atividades físicas e se alimentar corretamente.

Além disso, a médio e longo prazo os benefícios da redução de estômago são enormes. Estudos atestam que ao perder 10 kg já se pode sentir melhora de dores nas articulações, doenças cardiovasculares, diabetes, até câncer. Agora, imagine perder 50 kg ou 70 Kg!

Ainda assim, a avaliação psicológica faz parte do procedimento pré-operatório e nesse momento o paciente deve mencionar o “medo”, se houver. Na avaliação é discutido todo o processo cirúrgico, todas as etapas são exploradas e o psicólogo analisará se o paciente está apto a se submeter ao procedimento cirúrgico.

A robótica tornou ainda mais seguro fazer Cirurgia Bariátrica 

O tempo de internação não passa de 48 horas e em menos de 06 horas o paciente já poderá se levantar e até mesmo circular pelo corredor do hospital.

A cirurgia robótica reúne uma série de vantagens ao paciente bariátrico:

  • A recuperação é mais rápida.
  • Há menos risco de infecções e sangramentos.
  • Cortes e cicatrizes mínimas.
  • O paciente passa por uma recuperação com menos desconfortos.

Para a medicina, a cirurgia robótica representa o avanço dos procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Em vez de cortes grandes para expor a área a ser tratada no paciente, são utilizadas pinças e câmeras, como na videolaparoscopia, procedimento realizado com sucesso há muitos anos e em diversas modalidades cirúrgicas.

A avaliação e procedimentos pré-operatórios

Outro fator que torna seguro fazer Cirurgia Bariátrica é o procedimento pré-operatório.

Todo o procedimento costuma levar cerca de 45 a 60 dias. São avaliações clínico-laboratorial que inclui – além da aferição da pressão arterial – dosagens da glicemia, lipídeos e outras dosagens sanguíneas, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar.

Ainda sobre os exames pré-operatórios, são solicitados também: endoscopia digestiva, ultrassonografia abdominal, radiografia do pulmão e prova de função pulmonar, além de várias avaliações interdisciplinares mencionadas anteriormente, entre outros exames de acordo com a anamnese do paciente.

Escolha um bom médico e concentre-se nos benefícios desse tratamento.

Como você viu, é seguro fazer cirurgia bariátrica e perder peso é uma medida importante para melhorar a qualidade de vida, isso porque diversos estudos provam que a obesidade está associada a maiores riscos de doenças preocupantes.

Um estudo do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) com a Harvard University mostrou que cerca de 15 mil casos de câncer por ano no Brasil (ou 3,8% do total) poderiam ser evitados com a redução do excesso de peso e obesidade.

Ainda nessa matéria e de acordo com os cientistas, os tipos de câncer atribuíveis a essas duas condições são os de mama na pós-menopausa, de cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo, esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

Ou seja, na cirurgia bariátrica você não apenas perde peso como ganha vida! Pense nisso!

Você também pode entrar em contato comigo e minha equipe. Nós teremos prazer em responder todas as suas dúvidas!

Fonte: https://leforte.com.br/blog/cirurgia-robotica-garante-recuperacao-mais-rapida-ao-paciente-bariatrico/

https://centrodeobesidadeediabetes.org.br/noticias/capacidade-limitada/
https://sophiederam.com/br/bem-estar/riscos-da-cirurgia-bariatrica/
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/30/estudo-inedito-liga-risco-de-covid-grave-e-morte-a-obesos-de-todos-os-graus.htm
Leave a reply