O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgias bariátricas e metabólicas, com 100 mil registros por ano, e fica atrás apenas dos EUA.
Diante do aumento pela procura deste procedimento e de sua alta taxa de sucesso, a SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, vem atuando fortemente para trazer mais informação e conhecimento aos médicos associados bem como, garantir a segurança dos pacientes atendidos.
A Certificação
Por essa razão foi criado o programa inédito de Certificação e Acreditação em Cirurgia Bariátrica, lançado pela SBCBM, com o objetivo de aferir a qualidade do serviço oferecido por hospitais, cirurgiões e equipes multidisciplinares.
Foi assim que adquiri a Certificação OURO – Através de uma auditoria externa realizada pela World Medical Accreditation (WMA), sob coordenação da SBCBM, fui avaliado em 19 itens que incluem a capacitação do cirurgião, produção científica, compartilhamento de conhecimento, qualidade da assistência e, principalmente, a segurança do paciente.
Isso é inédito no Brasil e nos dá segurança para oferecer ao nosso paciente um serviço de confiança e de qualidade certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
Segurança nunca é demais
A Cirurgia Bariátrica e Metabólica está consolidada como um tratamento eficaz contra a obesidade grave. O avanço de técnicas e tecnologias levou a especialidade a se tornar uma alternativa segura e eficiente não só contra a obesidade, mas também contra doenças associadas como diabetes, hipertensão e outras agravadas pelo excesso de peso.
Obter essa certificação e acreditação traz benefícios diretos às entidades médicas e equipes, já que influenciarão positivamente na escolha do paciente, uma vez que este programa eleva os padrões dos serviços acreditados.
Além disso, é o reconhecimento público para a excelência do nosso trabalho como cirurgião e minha equipe multidisciplinar, trazendo ainda mais segurança para os pacientes.
O Benefício
Como associado da SBCBM também conto com acesso e fomento às pesquisas sobre Obesidade, Cirurgia Bariátrica, Metabólica e doenças associadas. Dessa forma me mantenho sempre atualizado, além de contribuir para o acervo de informações desse procedimento, compartilhando minhas descobertas e percepções.
Foi assim que, ao longo desses 16 anos de profissão e participando de mais de 3.000 cirurgias tive o privilégio de obter a certificação ouro como resultado de muito empenho e dedicação.
O nível de exigência dessa certificação é alto e o processo focado na área de atuação envolve requisitos importantes a serem analisados inclusive nos hospitais e centros cirúrgicos.
São avaliados, por exemplo, a estrutura para receber pessoas com obesidade, qualificação da assistência, avaliação presencial dos setores assistenciais e áreas de apoio relacionadas ao atendimento do paciente cirúrgico e elegível à cirurgia bariátrica.
Todos ganham com isso
A experiência brasileira foi considerada um sucesso pela divisão latino-americana da federação internacional de cirurgia bariátrica e metabólica, a International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO), e será aplicada em breve pelas Sociedades representativas de cada país que integra a entidade.
Em entrevista ao portal Terra Saúde, o ex-presidente da SBCBM e responsável pelo projeto de Certificação e Acreditação, Dr. Luiz Vicente Berti, afirma que o programa proporciona melhora da segurança e acolhimento para os pacientes, segurança jurídica para os hospitais e comprovação do seguimento de protocolos rígidos para cirurgiões e suas equipes.
“A certificação é a comprovação de que entidade e profissionais estão aptos para exercer da melhor maneira a cirurgia bariátrica e metabólica”, declara Berti.
Consulte o site da SBCBM para verificar os profissionais certificados e hospitais creditados.
Fonte:
Dr. Giuliano Campelo | Cirurgião Bariátrico
Leave a reply