Você provavelmente jpa deve ter ouvido falar o quanto pode ser prejudicial “beber sua calorias”. Mas o que isso significa na prática? O que são as famosas calorias líquidas? No texto de hoje, vamos explicar um pouco sobre o conceito de beber suas calorias e como isso pode atrapalhar sua dieta, independente de ter feito bariátrica ou se você está em busca de emagrecimento com dietas. Veja abaixo mais sobre o assunto.

blog Dr Giuliano Campelo
Blog Dr Giuliano Campelo

Afinal, o que podemos considerar como calorias líquidas?

Calorias líquidas são aquelas ingeridas em alimentos líquidos, independente de terem ou não conteúdo nutritivo, como vitaminas e minerais, por exemplo. Ou seja, uma sopa batida com carne e legumes é uma sopa nutritiva, mas ela possui calorias que devem ser consideradas na hora de fazer uma dieta de emagrecimento.Apesar de darmos o exemplo da sopa, as calorias líquidas ficam escondidas em alimentos que as pessoas normalmente não contabilizam, como refrigerantes e sucos. Abaixo, vamos falar sobre eles separadamente para que você compreenda mais sobre o assunto!

Mas, precisamos também definir outro conceito de calorias líquidas que é o resultado de uma continha básica:

–       Calorias consumidas (Alimentação) – calorias queimadas (exercício) = Calorias líquidas.

Com esse conceito, a ideia é ter uma meta de calorias líquidas consumida diariamente. Por exemplo: uma pessoa que tem como meta ingerir 2000 calorias líquidas, pode levar em consideração os exercícios e queimar cerca de 500 calorias por dia, ingerindo 2500 calorias no dia. Isso faz com que fique muito mais fácil manter uma dieta sem tanto sofrimento.

Como as calorias líquidas podem atrapalhar sua dieta?

Agora, voltando ao conceito de ingerir alimentos calóricos que sejam líquidos, precisamos levar em conta que eles, ao serem transformados em líquidos, causam alguns problemas, como:

–       O seu cérebro tende a ter dificuldade de se sentir saciado. Logo, é fácil ingerir dois copos de suco de laranja – que contém quase 200 calorias – e ainda sentir fome. A mastigação é parte importante no processo de saciedade.

–       Muitas calorias líquidas, como o refrigerante, não são nutritivas. Isso faz com que o nosso corpo não se sinta saciado, porque não houve a ingestão necessária de vitaminas e minerais. Logo, é importante cortar essas calorias líquidas que não sejam nutritivas.

–       Já os sucos podem ter vitaminas, como a laranja tem vitamina C. Mas, é sempre melhor optar pela fruta em si, tanto pela questão da saciedade que citamos, como também pelo fato de que ela tem mais nutrientes preservados quando consumida in natura. Para se ter uma ideia, um copo de suco de laranja exige ao menos 5 laranjas inteiras, quantidade que dificilmente seria consumida de uma única vez. Isso faz com que o paciente em processo de emagrecimento coma muito mais calorias sem necessidade – e nem sinta.

Dicas para evitar consumir calorias líquidas

Seguindo o conceito de evitar consumir calorias em bebidas e até mesmo em sopas, dependendo do caso, o ideal é sempre dar preferência para alimentos sólidos, que ajudem na saciedade e permitam que o cérebro compreenda que algo está sendo consumido. Além disso, pode ser interessante trocar o refrigerante comum pelo zero, enquanto você ainda está em processo de cortar de vez a bebida.

Para quem já está pensando em saúde além de calorias, vale a pena trocar sucos e refrigerante por água com gás e limão, que não possuem muitas calorias e podem ser refrescantes para os dias mais quentes. Seja como for, evite consumir bebidas de alta concentração de calorias, porque elas não saciam e não fazem bem para a saúde – mesmo os sucos devem ser substituídos por frutas inteiras.

Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Dr. Giuliano Campelo

Cirurgião Geral e Bariátrico

Leave a reply