A cirurgia bariátrica é uma intervenção que pode ser extremamente necessária em alguns casos, mesmo quando se pensa que há contraindicações, como a idade, por exemplo. A contraindicação relativa da idade, no consenso geral, é para idosos acima dos 65 anos e para crianças e adolescentes abaixo dos 18 anos. Mas, mesmo quando a idade é um fator que poderia ser impeditivo, há casos claros onde a obesidade é muito mais arriscada do que a cirurgia em si e onde não apenas é possível realizar a bariátrica, como é bastante recomendável. Vamos entender abaixo quais as vantagens do procedimento em adolescentes e qual a idade mínima que o Ministério da Saúde autoriza que ele seja realizado. Vamos lá!

Blog Dr Giuliano
Dr Giuliano Campelo

Quando a cirurgia bariátrica em adolescentes é permitida?

Antes, tínhamos um problema em relação à cirurgia bariátrica em adolescentes, porque a idade mínima era de 18 anos. Mas, com as novas pesquisas e resultados demonstrados em outros países, ficou claro que, a partir dos 16 anos, não haveria problema algum em autorizar a cirurgia bariátrica – obviamente, com a autorização dos pais ou responsáveis também.

Ou seja, para que possamos resumir e deixar claro: a cirurgia bariátrica é permitida acima dos 16 anos, segundo a resolução (2.131/2015) de 2015 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Para que ela ocorra, como explicamos acima, os pais precisam autorizar, assim como o Ministério da Saúde. Apesar de parecer burocrático demais, o processo é relativamente simples e exige que o médico e um pediatra analisem o caso e façam o pedido para que o procedimento seja liberado.

Abaixo dos 16 anos, a cirurgia bariátrica não é permitida, exceto em casos muito específicos, onde há alguma condição de saúde muito delicada ou alguma síndrome genética. Nesses casos, normalmente é preciso aguardar a idade permitida e, enquanto isso, tentar outras saídas, como dietas, exercícios físicos e medicamentos. 

Quais as vantagens da cirurgia bariátrica em adolescentes? 

Muitos pais têm receio de recorrer à cirurgia bariátrica quando seus filhos ainda não possuem 18 anos completos. Isso é normal, porque, como pais, tendemos a querer proteger os filhos de qualquer risco. Mas, em muitos casos, a cirurgia bariátrica é a solução mais adequada para que o adolescente se livre da obesidade, que é um fator de risco muito grande para outras doenças. Veja abaixo algumas vantagens de buscar o procedimento:

1- Eliminar os riscos da obesidade

A obesidade, por si só, já é um problema muito grande. Mas, em adolescentes, ela se torna uma doença ainda mais perigosa, porque o corpo ainda está em formação e as doenças associadas podem surgir muito antes do que aconteceria com um adulto que começa a ficar obeso mais velho.

Com isso, o adolescente acaba desenvolvendo doenças que, mesmo após o emagrecimento, podem não ir embora nunca mais, como o diabetes tipo II ou a hipertensão. Imagine passar uma vida toda tomando medicamentos para doenças que poderiam ser evitadas? Sem dúvidas, o impacto delas é muito maior em adolescentes e os riscos envolvidos também.

Com a cirurgia bariátrica, o adolescente pode emagrecer mais rapidamente, conseguindo eliminar os riscos da obesidade antes que eles apareçam.

2 – A cirurgia bariátrica é muito mais segura atualmente

Antes, a cirurgia bariátrica era um procedimento que tinha uma porcentagem alta de riscos, chegando a 10% de risco de alguma complicação e uma mortalidade de 1,5%. Hoje, os riscos de complicações não chegam a 2% e a mortalidade está em 0,1%. Comparando com os riscos da obesidade em adolescentes, a cirurgia bariátrica é uma opção mais segura e com mortalidade mais baixa.

Obviamente, não há milagres quando falamos em cirurgia bariátrica. É preciso que o paciente seja preparado psicologicamente para as mudanças comportamentais que serão necessárias no pós-cirúrgico. Mas, no geral, a aceitação do tratamento é muito boa e o adolescente consegue se adaptar bem à nova realidade.

Com os riscos mais baixos do que se manter acima do peso, especialmente se essa obesidade está em um grau grave, a cirurgia bariátrica é uma solução muito segura e que vai ter benefícios excelentes não apenas para a parte física, mas também para a saúde mental do adolescente, que está passando por uma fase complicada no quesito emocional.

Gostou de saber um pouco mais sobre as vantagens da cirurgia bariátrica em adolescentes? Procure um médico especializado na área para tirar suas dúvidas! 

Dr. Giuliano Campelo

Cirurgião Geral e Bariátrico

Leave a reply