A Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, é uma plástica no estômago (gastro = estômago e plastia = plástica). Contribui efetivamente para a redução de peso e é indicada para pessoas com IMC elevado.

Outro dado importante que você precisa saber para Considerar a Bariátrica como tratamento da Obesidade é que o Brasil é reconhecido por sua excelência na área – dos 100 melhores cirurgiões bariátricos do mundo, 20 estão aqui.

Blog Dr Giuliano Campelo
Dr. Giuliano Campelo

Recomendação segundo a OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação se dá para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m² que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares, ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos). Fonte: OMS

Pré-operatório

Antes da cirurgia são feitos diversos exames, pois todo paciente precisa ser avaliado individualmente.

São avaliações clínico-laboratorial que inclui – além da aferição da pressão arterial  – dosagens da glicemia, lipídeos e outras dosagens sanguíneas, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar.

Ainda sobre os exames pré-operatórios, são solicitados também: a endoscopia digestiva, a ultrassonografia  abdominal, radiografia de tórax e prova de função pulmonar, além das avaliações cardiológica, pneumológica, endocrinológica, nutricional e psicológica entre outros exames de acordo com a anamnese do paciente.

Entretanto, esse período pré-operatório leva cerca de 45 dias, dependendo da avaliação inicial e possíveis tratamentos que o paciente tenha que fazer antes de se submeter a cirurgia.

Durante esse período já podemos iniciar a reeducação alimentar, que será acompanhada pelo nutricionista da equipe.

Essa prática visa ajudar o paciente a mudar sua mente com relação a sua alimentação e inserir novos hábitos alimentares que contribuirão para uma recuperação pós-cirúrgica ainda mais tranquila.

Como ocorre a perda de peso (Essa informação foi publicada no texto https://giulianocampelo.com.br/blog-pos-cirurgia-bariatrica/)

Para Considerar a Bariátrica como tratamento da Obesidade, é importante saber que a perda de peso é mais intensa nos primeiros 12 meses após a cirurgia.

De 12 a 18 meses a perda de peso é menor e a partir deste período se estabiliza.

O tipo de cirurgia impacta no cálculo de quantos quilos uma pessoa perde após a cirurgia bariátrica.

Atualmente, são 2 os procedimentos mais realizados: O bypass gástrico e a gastrectomia vertical que também é chamada de sleeve. Juntos, esses procedimentos representam mais de 90% das cirurgias realizadas no Brasil.

Diferenças entre o Bypass e o Sleeve

Ambos trazem um bom resultado, no entanto, cada paciente responderá de maneira individual.

Analisando as estatísticas disponíveis, a perda de peso durante a primeira semana é mais intensa, sendo de 800g a 1 kg por dia, o que corresponde a uma perda de 5 a 10% do peso inicial, independentemente do procedimento.

No final do primeiro mês, podemos esperar uma perda de peso que pode chegar a 12% de seu peso total.

Sobretudo, os próximos 12 meses apresentam uma certa diferença: pacientes pós bypass perdem em média de 30 a 35% de seu peso total e aqueles no pós-operatório de sleeve perdem entre 25 e 30% de seu peso.

Pós-operatório não é um bicho de 7 cabeças

Ao contrário do que muitos pensam, o pós-operatório da cirurgia bariátrica costuma ser tranquilo, desde que o paciente siga corretamente a recomendação da equipe médica.

O tempo de internação fica em torno de 48 horas e, geralmente, em menos de 12 horas o paciente já pode se levantar e até mesmo circular pelo corredor do hospital.

Nossa equipe multidisciplinar acompanha os pacientes em sua jornada que se torna cada vez mais prazerosa, à medida que a redução de peso passa a ser percebida.

Além disso, a redução de peso diminui a pressão corpórea sobre os órgãos. Só nesse processo você já se sente aliviado e seus órgãos também.

Nesse sentido podemos apontar também o ganho com a retomada do equilíbrio corporal. O paciente reconquista a segurança ao caminhar, e poderá retomar a prática de esportes.

Alcançar e sustentar uma faixa de peso adequada geralmente permite que pessoas com apneia do sono tenham esses episódios reduzidos.

Isso significa, em outras palavras, noites mais bem dormidas e um enorme ganho na qualidade de vida.

Ainda tem dúvidas sobre a Cirurgia Bariátrica?

Isso é natural e totalmente aceitável, toda dúvida é bem-vinda e faz parte do processo do cérebro em entender e aceitar uma nova condição de vida.

Portanto, fique à vontade para entrar em contato comigo! Você também pode acessar os demais artigos desse Blog e visitar meu perfil no Instagram @dr.giulianocampelo lá você também encontra diversos assuntos relacionados ao tratamento da obesidade.

Dr. Giuliano Campelo | Cirurgião Bariátrico

Fontes pesquisadas:

Leave a reply