A cirurgia reparadora pós-bariátrica é um desejo de muitos pacientes que passam pelo procedimento, afinal, o excesso de pele é muito comum e quase uma unanimidade quando falamos de um procedimento onde perde-se muito peso em pouco espaço de tempo. Mas quando a cirurgia reparadora pós-bariátrica é indicada? Ela é apenas uma questão estética ou o excesso de pele tem complicações maiores do que essa? Veja no texto de hoje algumas informações a respeito dessa e de outras dúvidas sobre o assunto. Com informação de qualidade, você consegue definir melhor quais são seus próximos passos após a bariátrica. Vamos lá?
Quando é preciso fazer a cirurgia reparadora pós-bariátrica?
Normalmente, boa parte dos pacientes que faz a bariátrica acaba precisando fazer a cirurgia reparadora. Os motivos são diversos, como:
– Excesso de pele que incomoda o paciente esteticamente.
– O excesso de pele que pode causar assaduras, sujeitas e trazer infecções.
– Excesso de pele que pode, até mesmo, dificultar a movimentação do paciente, diminuindo sua qualidade de vida.
Sempre que há um emagrecimento muito intenso e rápido, é possível que a cirurgia reparadora pós-bariátrica seja a melhor solução. Como o corpo perde peso muito rapidamente, a pele não consegue acompanhar o processo com a mesma rapidez, causando flacidez. Quanto mais peso se perde, mais pele há para ser retirada. Vale dizer que, para que a cirurgia reparadora pós-bariátrica seja indicada, é preciso:
– Que o paciente esteja com o peso estabilizado e não mais em processo de emagrecimento.
– Não estar em efeito sanfona ou com tendência de reganho de peso.
– Que o cirurgião responsável pela bariátrica esteja ciente da cirurgia e indicando-a.
Onde é possível realizar a cirurgia reparadora pós-bariátrica?
Em diversas partes do corpo é possível que haja excesso de pele devido a bariátrica. Na cirurgia reparadora pós-bariátrica, o paciente deve optar por partes do corpo que mais o incomodam, tanto esteticamente, quanto para realizar movimentos. Veja alguns exemplos:
● Abdômen, com a abdominoplastia, capaz de retirar o excesso de pele e até um excesso de gordura localizada.
● Nádegas, que é um local menos comum de haver excesso de pele, mas pode acontecer e incomodar o paciente.
● Braços, onde o paciente precisa da cirurgia reparadora pós-bariátrica até mesmo para iniciar a musculação, por exemplo.
● Seios, que pode ser uma cirurgia com ou sem a prótese de silicone.
● Pernas, que costuma incomodar bastante na movimentação do paciente, especialmente na parte interna das coxas.
É possível que o paciente opte por realizar a cirurgia no corpo todo, porém, é preciso de indicação médica para que seja possível definir qual é mais urgente ou se é possível realizar todas em um mesmo momento. Com acompanhamento médico adequado e seguindo todos os cuidados pré e pós-operatório a cirurgia reparadora pós-bariátrica tende a ser excelente para o paciente e melhorar muito sua auto-estima e qualidade de vida.
Resultados esperados da cirurgia reparadora pós-bariátrica
Alguns resultados são esperados após a remoção do excesso de pele por meio da cirurgia reparadora pós-bariátrica. Vamos falar um pouco deles!
– Remoção da flacidez: Espera-se a remoção da flacidez, garantindo uma silhueta mais definida e esteticamente mais bonita.
– Prevenção de fungos nas dobras da pele: Esse é um problema comum quando o paciente tem excesso de pele. O problema deve cessar ao fazer a cirurgia reparadora pós-bariátrica.
– Impedimento de assaduras: Outro problema comum em pacientes que fazem a bariátrica e perdem muito peso são as assaduras. Com a cirurgia reparadora pós-bariátrica, ele deve acabar quase que completamente.
– Aparência rejuvenescida e melhora da autoestima: Perder peso é o primeiro passo para uma aparência mais jovem e para mais autoestima. Porém, o excesso de pele pode deixar o processo menos gostoso de viver. Então, ao realizar a cirurgia reparadora pós-bariátrica, o paciente tem a finalização que sempre sonhou.
Gostou? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!
Dr. Giuliano Campelo
Cirurgião Geral e Bariátrico
Leave a reply