Para quem vai passar pela cirurgia bariátrica, não é incomum sofrer com a dieta preparatória, onde é preciso ter um pouco mais de cuidado com as calorias ingeridas antes de finalmente passar pelo procedimento. No texto de hoje, vamos explicar um pouco sobre a dieta pré-bariátrica e como ela impacta na segurança na cirurgia – afinal, será que é obrigatório cumprir a dieta certinho? E como conciliar isso com a páscoa que vem se aproximando, cheia de tentações, chocolates deliciosos e uma mesa farta no domingo? Veja abaixo!
Como cumprir a dieta pré-bariátrica na Páscoa?
Antes de mais nada, é muito importante explicar que uma dieta pré-bariátrica é recomendada para que o paciente perca um pouco de peso antes de fazer a cirurgia. O motivo disso é que, diminuindo o peso, a cirurgia vai ser mais segura e o médico vai conseguir visualizar melhor o estômago para fazer o procedimento de maneira mais rápida e tranquila, garantindo menos dor no pós-operatório e muito mais segurança.
A dieta prescrita vai depender muito do médico e da sua linha de trabalho, mas não é incomum que ele peça para que o paciente diminua as calorias e, às vezes, até mesmo coma alimentos mais pastosos e com muito menos açúcar.
Somente com essa explicação, foi possível entender o quanto a Páscoa pode impactar nesse momento, já que todo o cenário estará preparado para vender chocolates, que são alimentos extremamente calóricos e ricos em açúcar, não é? Além, claro, do Domingo de Páscoa, onde a mesa sempre vai estar cheia e será preciso tomar cuidado para não exagerar. Então, entrando no assunto deste texto, separamos abaixo algumas dicas que podem ser muito úteis para que o paciente da pré-bariátrica consiga ter uma vida saudável e uma cirurgia tranquila, porém, sem sofrer tanto nesses períodos de Páscoa. Veja!
1- Coma menos, mas não deixe de comer
Devemos entender que a obesidade não é apenas uma condição física, mas também uma condição psicológica, onde o paciente sofre muito ao se privar de certos alimentos. Quando estamos muito acima do peso e, principalmente, obesos, alguns alimentos causam um efeito parecido com um vício – e o chocolate é um deles! Não é incomum que um paciente que deixou de comer aquilo que desejava em um momento, passe a comer muito mais, tendo episódios de compulsão dias antes da cirurgia. Então, a nossa dica é que você procure comer menos, experimente um chocolate ou outro, mas preste muita atenção na quantidade para não exagerar.
2- Dê preferência para o meio amargo
Se você é uma pessoa que gosta de chocolate meio amargo, saiba que ele é uma opção bem melhor para esse momento pré-bariátrico, por conter menos açúcar e ser menos calórico também. A melhor opção são os chocolates acima de 70%, fica a dica!
3- Tente compensar nos outros dias
Saiba que não será um chocolate que vai impedir que você emagreça para o dia da sua cirurgia bariátrica. Obviamente, é importante ter um compromisso neste momento, afinal, geralmente são apenas alguns dias de dieta antes da cirurgia. Pense sempre que o seu objetivo está logo ali na frente e que esse cuidado com alimentação não é um cuidado estético, mas sim, um cuidado para que a sua cirurgia seja mais segura e para que você tenha um pós-operatório muito mais agradável, sem tantas dores.
Então, caso você coma um pouquinho a mais na Páscoa, evite repetir isso no dia seguinte e volte à dieta o quanto antes. Esse é um sacrifício pontual, ou seja, não é algo que você vai precisar levar para a vida toda, já que a cirurgia bariátrica tem o intuito de te ajudar a ter uma vida mais saudável, mas não necessariamente excluir aqueles alimentos que você ama. Então, paciência e autocuidado são fundamentais nesse momento!
Se você está numa dieta pré-bariátrica ou passará por ela muito próximo da páscoa, saiba que é possível comer um chocolate ou outro com parcimônia e sem exageros, apenas para não passar vontade. Mas, vale a pena manter a disciplina e se cuidar para garantir que a sua cirurgia seja a mais segura possível. Lembre-se que estamos falando de um tratamento cirúrgico que exige cuidados para que tudo ocorra bem, então, pensar nisso vai ser importante para garantir que você faça alguns sacrifícios pontuais.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!
Dr. Giuliano Campelo
Cirurgião Geral e Bariátrico
Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica – https://www.sbcbm.org.br/
Hospital Proncor –
Leave a reply