Muitos pacientes têm como dúvida principal o tempo de recuperação da cirurgia bariátrica. Afinal, esse é um momento muito sensível para quem passa pelo processo e há inúmeras preocupações a respeito de quanto repouso é necessário, quando se pode realizar exercícios e, claro, em quanto tempo é possível perceber a diminuição do peso total. No texto de hoje, vamos falar sobre essas dúvidas, esclarecendo sempre que cada paciente possui o seu próprio tempo, sendo essencial conversar com o seu médico no intuito de saber quais são as expectativas e os cuidados mais específicos para o seu caso. Mas, de modo geral, é possível termos uma base para mensurar. Vamos lá!

Blog Dr Giuliano Campelo
Dr Giuliano Campelo

Qual o tempo de repouso para a recuperação da Cirurgia Bariátrica?

Normalmente, o tempo de repouso absoluto pós-bariátrica é de 7 a 15 dias, onde o paciente vai entender o funcionamento da sua cirurgia, Nesse período é recomendado caminhadas leves e alimentação fracionada ingerindo apenas líquidos. Durante esse período, pode haver desconforto abdominal relacionado principalmente ao gases intestinais e ao próprio ato cirúrgico, porém se surgirem dores no abdômen que não melhoram com a medicação prescrita no momento da alta hospitalar o seu médico assistente ou sua equipe devem ser informados.
Após os 15 dias iniciais, o paciente é liberado para retomar as suas atividades diárias sem realizar esforço físico acentuado. A partir daqui, após avaliação médica no consultório, será liberado para retornar ao trabalho, dirigir, manter relação sexual, realizar pequenos afazeres domésticos, dentre outros.
Com o avanço da cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia e robótica), atualmente na grade maioria das vezes não se faz necessário a realização de curativos especiais e nem a retirada de pontos após a cirurgia bariátrica, ou seja, água, sabão neutro e álcool 70% serão suficientes na grande maioria das vezes.
O atestado médico, normalmente, é de 15 dias, podendo ser prolongado, caso haja necessidade.

E os treinos e atividades mais intensas?

Já quando falamos de exercícios físicos intensos, como academia, crossfit, lutas marciais e esportes de contato, apenas o médico poderá liberar o paciente para que ele volte a treinar ou fazer esforços mais excessivos. Normalmente, após 45 dias da cirurgia, o paciente já está 100%, não apenas no quesito cicatrização, mas também em relação à adaptação da nova alimentação, que, nesse ponto, já deve estar sólida. Mesmo assim, é preciso cautela e sempre informar o médico caso houver algum sintoma indesejado durante o primeiro ano de cirurgia – e até mesmo após esse período.
No geral, após um mês da cirurgia já é possível caminhar com mais intensidade e, aos poucos, voltar a treinar normalmente, caso o paciente tenha esse hábito. Porém, como a maioria dos pacientes costuma ser sedentária, o ideal é começar a treinar com cuidado, evitando lesões e criando sempre massa muscular em conjunto com os aeróbicos. Exercícios como corrida são mais indicados quando o paciente já perdeu considerável peso, diminuindo as chances de lesões articulares.

Gostou das informações de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. E visite nosso blog para mais textos como esse!

Dr. Giuliano Campelo

Fontes:

1- Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica

2- Drauzio Varella

Leave a reply