A Diabetes do Tipo 2 é o tipo mais grave, e está diretamente relacionada ao sobrepeso, obesidade, hipertensão, triglicerídeos elevados e hábitos alimentares não adequados.
Diabetes e Hipertensão Arterial são comorbidades que podem ser controladas com a Cirurgia Metabólica
A Diabetes do Tipo 2 é o tipo mais grave, e está diretamente relacionada ao sobrepeso, obesidade, hipertensão, triglicerídeos elevados e hábitos alimentares não adequados.
A verdade é que mesmo com os avanços em medicamentos, a doença ainda é muito difícil de ser controlada.
A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 7 em cada 10 portadores de Diabetes tem dificuldade de controlar a doença.
Para estes pacientes, há uma ferramenta adicional, pouco conhecida, chamada de Cirurgia Metabólica.
Quando falamos “Metabólica”, refere-se aos processos químicos e hormonais que acontecem e regulam o funcionamento de nosso corpo, como consumo e gasto de energia.
O hospital americano Cleveland Clinic fez um estudo com pacientes portadores de Diabetes Tipo 2 e Cirurgia Metabólica, e acompanharam os pacientes por 5 anos! O resultado foi que 89% dos pacientes deixaram de usar a insulina e controlaram a doença.
Nós também realizamos um estudo sobre cirurgia metabólica em São Luís, do qual sou co-autor. Com 102 cirurgias realizadas e acompanhados por até 5 anos, o resultado foi muito positivo:
Ou seja: a cirurgia metabólica mostrou-se segura e eficiente para buscar a remissão ou controle da Diabetes Tipo 2.
A cirurgia metabólica pode ser uma opção se você apresenta Diabetes Tipo 2 por até 10 anos e não apresenta resposta ao tratamento clínico convencional. Os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina são:
Para um carro se movimentar, ele precisa de combustível. O combustível é levado até o motor, onde existe uma faísca. A faísca acende o combustível, faz o motor funcionar, e o carro andar.
Agora imagine um carro em que essa faísca não funcione. Por mais combustível que você coloque neste carro, o motor não vai funcionar, e o carro não vai andar.
Isso é o que a Diabetes faz em nosso corpo: por mais energia (o “combustível”) que tenhamos, não há como processar e usar esta energia sem a insulina (a “faísca”).
Mas sem insulina, não há energia para manter as células e componentes de nosso corpo!
É por isso que a Diabetes é uma doença tão grave.
A cirurgia bariátrica apresenta efeitos metabólicos (hormônios e enzimas) em nosso corpo. Com isso, é possível obter a remissão da Diabetes Tipo 2.
Estudos apontam como a cirurgia pode contribuir para a diminuição e controle da hipertensão arterial em pacientes.
Níveis altos de colesterol ruim são comuns em pacientes com obesidade. O emagrecimento da cirurgia bariátrica, bem como seus efeitos metabólicos, contribui para diminuir este colesterol e restaurar a saúde dos vasos.
Além da cirurgia metabólica para controle da Diabetes e Hipertensão, também estamos aptos a realizar cirurgias gerais e do aparelho digestivo de forma videolaparoscópica e robótica.
Cirurgia Bariátrica trabalha a redução do estômago, uma forma segura de perder peso e ter uma melhor qualidade de vida.
Diabetes e Hipertensão Arterial são comorbidades que podem ser controladas com a Cirurgia Metabólica
A cirurgia assistida por robô traz benefícios de precisão e segurança, tornando a cirurgia menos invasiva e com resultados superiores.