Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica trabalha a redução do estômago, uma forma segura de perder peso e ter uma melhor qualidade de vida.

Cirurgia Bariátrica para Obesidade

Método efetivo e seguro para perda de peso, sustentável a longo prazo, e com maior qualidade de vida

A cirurgia bariátrica, também conhecido como tratamento cirúrgico da obesidade, é o ato de realizar mudanças no sistema digestivo de um indivíduo doente para contribuir para a perda de peso.

É realizada quando a obesidade atinge um estágio muito grave ou quando mudanças de hábitos como dieta e exercícios não funcionam em um indivíduo.

O procedimento atua no corpo por uma ou duas das seguintes maneiras:

  • Restrititiva: Limitando a quantidade de alimentos ingeridos através de uma diminuição no tamanho do estômago
  • Disabsortiva: Limitando a capacidade de absorção dos nutrientes dos alimentos (como carboidratos e gorduras) pelo nosso corpo, através de uma alteração no intestino

Para quem é indicado

Cirurgia para Obesidade tem cobertura obrigatória por planos de saúde

A cirurgia bariátrica é uma alternativa segura para paciente que já tentaram perder ou controlar seu peso com métodos tradicionais, sem sucesso. A cirurgia é segura e possui critérios específicos para ser considerada um tratamento para estes pacientes.

A cirurgia bariátrica pode ser uma opção se você apresenta obesidade o há pelo menos 5 anos, e nos últimos 2 anos suas tentativas de controle da doença por dietas, exercícios ou mudanças de hábitos não apresentaram resultados. Também é preciso estar em um dos seguintes cenários:

  • Você apresenta um IMC (Índice de Massa Corporal) superior à 40, o que significa Obesidade Grau III ou Obesidade Mórbida; ou
  • Você apresenta um IMC entre 35 e 40 (Obesidade Grau II) e doenças associadas, como doença do coração, hipertensão arterial, diabetes, apnéia do sono, doenças nas articulações, entre outras

A cirurgia bariátrica, dentro dos critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, é de cobertura obrigatória por todos os planos de saúde. Isto quer dizer que, se você está coberta por um plano de saúde, seus exames prévios e cirurgia terão cobertura e serão pagos por seu plano de saúde.

Outros custos associados à cirurgia bariátrica incluem a manutenção de uma dieta equilibrada e adequada. Devido à menor ingestão de alimentos, também é recomendado o consumo de suplementos específicos, para garantir as vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento de seu novo corpo.

Técnicas Cirúrgicas

As duas técnicas mais utilizadas e com reconhecimento são a técnica do bypass gástrico e do sleeve gástrico. Nós iremos tomar a decisão da técnica escolhida em conjunto entre você e equipe médica. As duas possuem diferenças, mas apresentam o mesmo objetivo: perda de peso prolongada e melhor qualidade de vida.

Bypass Gástrico (ou Y de Roux)

O bypass gástrico (pronuncia-se “Baypass gástrico”), ou também conhecido como Y de Roux (pronuncia-se “Y de Rú”), é uma das técnicas mais conhecidas de cirurgia bariátrica para o tratamento cirúrgico da obesidade.

A técnica envolve em fazer uma pequena bolsa a partir do estômago, reduzindo o seu tamanho. O segundo passo é ligar esta pequena bolsa estomacal diretamente intestino. Desta forma, alimentos ingeridos encontram um estômago menor e pulam boa parte do intestino grosso.

  • Esta cirurgia apresenta tanto o componente  restrititivo, pois menos alimentos são ingeridos devido ao menor estômago
  • Também apresenta o componente disabsortivo, limitando a capacidade de absorção dos nutrientes dos alimentos (como carboidratos e gorduras) pelo nosso corpo, através de uma alteração no intestino
  • Estima-se de 50% à 60% de perda do excesso de peso após um ano do procedimento

Sleeve Gástrico (ou Manga Gástrica)

O Sleeve Gástrico, também conhecido como Gastrectomia Vertical ou Manga Gástrica, é outro procedimento cirúrgico comumente realizada e com eficiente e segurança comprovadas. Este procedimento envolve apenas a redução do esômago, em que 80% é retirado do corpo do paciente. O alimento segue seu fluxo normal.

  • Este procedimento é apenas restrititivo, pois menos alimentos são ingeridos devido ao menor estômago. Não há alteração em alças intestinais.
  • Este procedimento pode não ser indicado para pacientes com refluxo gastroesofágico.
  • Estima-se de 40% à 50% de perda do excesso de peso após um ano do procedimento

Saúde e Bem Estar Lado a Lado

  • Emagrecimento

    A cirurgia bariátrica favorece a perda de peso e manutenção do peso à longo prazo, em conjunto com o acompanhamento multidisciplinar.

  • Melhora do Nível Glicêmico

    A cirurgia bariátrica apresenta efeitos metabólicos (hormônios e enzimas) em nosso corpo. Com isso, é possível obter a remissão da Diabetes Tipo 2.

  • Dores nas Articulações

    Há evidência científica de que dores nas costas e articulações (como joelho e quadril) podem ser drasticamente diminuídas com a perda de peso em função da cirurgia bariátrica

  • Gordura no Fígado

    Gordura no fígado, conhecida como Esteatose Hepática Não-Alcóolica, é drasticamente diminuída em função da cirurgia bariátrica.

  • Controle do Colesterol

    Níveis altos de colesterol ruim são comuns em pacientes com obesidade. O emagrecimento da cirurgia bariátrica, bem como seus efeitos metabólicos, contribui para diminuir este colesterol e restaurar a saúde dos vasos.

  • Redução Hipertensão Arterial

    Estudos apontam como a cirurgia pode contribuir para a diminuição e controle da hipertensão arterial em pacientes.

A cirurgia bariátrica é muito segura e apresenta um risco de complicações graves de menos de 0,1%. Mas como qualquer procedimento cirúrgico ou tratamento por medicamentos, existem riscos associados. Por isso é importante a correta avaliação e discussão com seu médico, preferencialmente em um ambiente multidisciplinar.

Da mesma forma, o paciente precisa avaliar sua qualidade de vida atual e os riscos decorrentes de continuar obeso, bem como o risco de continuar desenvolvendo as doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, doenças articulares, doenças no fígado, etc.

  • Há riscos de infecção. Para buscar diminuir este risco, usamos o máximo de materiais descartáveis possíveis. A cirurgia videolaparoscópica e robótica também contribuem para diminuir os riscos de infecção, já que os cortes no corpo são menores, expondo menos o paciente
  • Há riscos de vazamento e fístulas no trato gastrointestinal, que podem levar à maiores complicações. Por isso buscamos usar os melhores equipamentos cirúrgicos disponíveis, e verificamos a correta vedação do estômago após a cirurgia

Processo da Cirurgia

Antes da Cirurgia

Iremos primeiro avaliar se a cirurgia bariátrica é uma opção para você. Se for, vamos determinar, em conjunto com você, qual o melhor procedimento para a sua condição de saúde específica. Será necessário realizar exames como coleta de sangue. Após a análise dos exames, estando tudo de acordo, solicitaremos aprovação do seu plano de saúde.

A Cirurgia

Como temos muita experiência, a cirurgia bariátrica, na técnica bypass ou sleeve gástrico, dura cerca de uma hora de procedimento. Estaremos com você durante todo o procedimento, junto com o anestesista. Você ficará no hospital 1 ou 2 dias, e rapidamente poderá voltar para casa.

Após a Cirurgia

Você retornará para sua casa em 1 ou 2 dias após o procedimento. Nos primeiros 15 dias, irá realizar uma dieta líquida, até a cirurgia estar completamente cicatrizada. E retornará gradualmente à ingestão dos alimentos sólidos. Você também irá seguir acompanhamento nutricional e psicológico. Os retornos com nossa equipe serão mais frequentes no primeiro ano.

Outros Tratamentos

Além da cirurgia de obesidade, também estamos aptos a realizar cirurgias gerais e do aparelho digestivo de forma videolaparoscópica e robótica.

    • Cirurgia Bariátrica

      Cirurgia Bariátrica

      Cirurgia Bariátrica trabalha a redução do estômago, uma forma segura de perder peso e ter uma melhor qualidade de vida.

    • Cirurgia Metabólica

      Cirurgia Metabólica

      Diabetes e Hipertensão Arterial são comorbidades que podem ser controladas com a Cirurgia Metabólica

    • Cirurgia Robótica

      Cirurgia Robótica

      A cirurgia assistida por robô traz benefícios de precisão e segurança, tornando a cirurgia menos invasiva e com resultados superiores.