Bariátrica Endoscópica

Bariátrica Endoscópica

Bariátrica com Sutura Endoscópica

Método minimamente invasivo, ainda em estudo, para o tratamento da obesidade

A bariátrica endoscópica ou gastroplastia vertical endoscópica é um tipo de procedimento minimamente invasivo para perda de peso. Este procedimento pode ser uma opção se você estiver extremamente acima do peso (índice de massa corporal de 30 ou mais) e a dieta e os exercícios não funcionarem para você, como os demais procedimentos de cirurgia bariátrica que são aprovados no Brasil.

  • A técnica da bariátrica com sutura endoscópica não é nova, e começou a ser estudada ainda 2016.
  • Mas até o momento não houve aprovação da técnica pelo Conselho Federal de Medicina.

Procedimento

Procedimento realizado de forma endoscópica, por instrumentos a partir da boca para o estômago

Um dispositivo de sutura (costura) é inserido na garganta e baixado para o estômago. O médico endoscopista então sutura o estômago para torná-lo menor.

O procedimento é minimamente invasivo, reduzindo o risco de complicações cirúrgicas e permitindo um rápido retorno às atividades diárias. Mas de qualquer forma, deve ser realizado em um centro cirúrgico e o paciente submetido à anestesia geral. O tempo de procedimento é similar às demais técnicas, de cerca de uma hora.

Resultados e Emagrecimento com Gastroplastia Endoscópica

A gastroplastia vertical endoscópica leva a uma perda de peso significativa, mas menor do que os demais procedimentos aprovados no Brasil, como bypass gástrico e o sleeve gástrico. Ela funciona limitando a quantidade de comida que uma pessoa pode ingerir, devido à diminuição do tamanho do estômago.

O procedimento trabalha apenas com a “restrição” de alimentos, isto é, não há alterações metabólicas. Hoje sabemos que a cirurgia bariátrica funciona tanto pela diminuição de calorias ingeridas e absorvidas, mas também pelas alterações hormonais (como hormônios de fome e saciedade) que ocorrem no corpo em função da cirurgia bariátrica. Estas alterações também contribuem para a resolução de doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

  • Embora o procedimento tenha ganhado a fama de “nova bariátrica”, o procedimento não substitui as técnicas aprovadas, como o bypass gástrico e o sleeve gástrico.
  • Em um levantamento de diversos estudos realizados sobre o tema, a bariátrica endoscópica apresentou resultado até entre 3 e 4 vezes menor na perda do excesso de peso após um ano de acompanhamento dos pacientes, comparado às técnicas consideradas ouro, dentre elas o Sleeve Gástrico, ou Gastrectomia Vertical.
  • A bariátrica endoscópica pode não apresentar os mesmos resultados de emagrecimento e saúde.

Bariátrica Endoscópica no Brasil

Bariátrica Endoscópica ainda é realizada em caráter experimental

A bariátrica endoscópica ainda não foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como tratamento contra a obesidade. Os procedimentos que foram realizados no Brasil foram realizados em caráter experimental. Pelo mesmo motivo, não há cobertura do procedimento pelos planos de saúde.

Também é importante ressaltar que não é um método rápido e instantâneo. Como os outros procedimentos para perda de peso, a gastroplastia endoscópica requer um compromisso com um estilo de vida mais saudável.

Você deve fazer mudanças saudáveis ​​permanentes em sua dieta e praticar exercícios regularmente para garantir o sucesso a longo prazo de qualquer técnica de cirurgia bariátrica.

Outros Tratamentos

Além da cirurgia de obesidade, também estamos aptos a realizar cirurgias gerais e do aparelho digestivo de forma videolaparoscópica e robótica.

    • Cirurgia Bariátrica

      Cirurgia Bariátrica

      Cirurgia Bariátrica trabalha a redução do estômago, uma forma segura de perder peso e ter uma melhor qualidade de vida.

    • Cirurgia Metabólica

      Cirurgia Metabólica

      Diabetes e Hipertensão Arterial são comorbidades que podem ser controladas com a Cirurgia Metabólica

    • Cirurgia Robótica

      Cirurgia Robótica

      A cirurgia assistida por robô traz benefícios de precisão e segurança, tornando a cirurgia menos invasiva e com resultados superiores.