Cirurgia de Retirada de Vesícula

Cirurgia de Retirada de Vesícula

Our goal is to provide a patient-centered medical home for all patients

Cirurgia de Vesícula

Colecistectomia, a cirurgia da retirada de vesícula biliar

A colecistectomia, também conhecida como cirurgia de retirada de vesícula, é uma cirurgia simples para a retirada complete deste pequeno órgão, para diminuir dores e evitar infecções.

A vesícula é um pequeno orgão, em formato de pêra, que está presente abaixo de nosso fígado, em localizada em nosso abdômen, no lado direito.

  • O fígado produz algo entre 400ml à 800ml de bile por dia.
  • Bile é um líquido que ajuda a digerir gorduras e fica armazenado justamente na vesícula, e é formado por colesterol, sais biliares e lecitina. Em quantidades corretas, ficam no estado líquido. Mas quando há excesso de colesterol ou sair biliares, as pedras podem se formar.
  • O termo médico correto para esta condição é colelitíase. Estas pequenas pedras podem se deslocar através dos dutos (como canais) que levam a bile para os demais órgãos, causando inflamações e muita dor.

Complicações

Complicações e Dor associadas à pedras na vesícula

Se a pedra permanece na saída vesícula por um período longo de tempo ocorre uma complicação chamada colecistite aguda. É uma inflamação da vesícula biliar com dor intensa, constante geralmente acompanhada de febre.

Se a pedra migra da vesícula para o canal da bile, é uma condição chamada de coledocolitíase. Neste caso, a bile não consegue chegar no intestino, e fica acumulada no fígado e no sangue. Por conta disso, o paciente fica ictérico (a pele e os olhos podem ficar com tom amarelo, como na hepatite).

Outras complicações mais graves incluem a colangite e a pancreatite em que ocorre a migração das pedras para o canal da bile, do pâncreas, ou ambos.

Sintomas e Diagnósticos

Os sintomas mais comuns da colecistite

  • Dôr aguda no lado direito superior do abdomen, sob a costela
  • Febre leve
  • Náusea e inchaço
  • Pele amarela (icterícia) pode ocorrer se as pedras estiverem em um dos dutos

Um exame mais detalhado e indolor (chamado de Ultrassom) irá indicar se há de fato pedras na vesícula ou nos canais que transportam a bile. Mas outros testes podem ser realizados, como endoscopia e exames de sangue, para complementar o diagnóstico.

Procedimento Cirúrgico de Retirada da Vesícula

A cirurgia pode ser necessária para o tratamento de pedras, que podem estar localizadas dentro da vesícula, nos dutos (canais) por onde a bile é transportada e podem causar inflamações graves na vesícula ou até mesmo no pâncreas, um importante órgão para nosso corpo.

Por que realizar o procedimento?

Tratamentos conservadores, como mudanças em dieta, geralmente não conseguem interromper a formação das pedras na vesícula. O uso de medicações acaba sendo utilizado como uma segunda opção, pois a taxa de sucesso é baixa, o tratamento é longo e geralmente há recorrência da doença.

Na maior parte dos casos, somente a colecistectomia (retirada da vesícula) será o tratamento efetivo para impedir a formação de novas pedras na vesícula.

Há riscos em não realizar o procedimento, como a possibilidade da continuidade da dor, piora dos sintomas, chances de infecção e até mesmo risco de estourar a vesícula.

Benefícios e Riscos

Colecistectomia é um procedimento comum, com baixa taxa de complicação. Na maior parte das vezes, você poderá ir para casa no mesmo dia. A cirurgia irá diminuir a dor localizada em função das pedras e também tratar e evitar possíveis infecções. A cirurgia também irá evitar de novas padras se formarem na vesícula.

O procedimento é realizado geralmente por laparoscopia, utilizando instrumentos delicados e uma câmera de vídeo, conferindo conforto ao paciente com as pequenas incisões, pouca manipulação dos órgãos internos, menor taxa de infecção e bom controle dos instrumentos aos cirurgiões.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a retirada da vesícula apresenta riscos, que irão depender da condição geral do paciente. Mas de forma geral, a retirada da vesícula é um procedimento simples e muito seguro.

Processo da Cirurgia

Antes da Cirurgia

Como primeiro passo vamos confirmar o diagnóstico de pedra na vesícula. Junto com você iremos determinar a melhor conduta para a sua condição de saúde, de acordo com as evidências científicas disponíveis neste momento. Se for necessário, vamos solicitar exames adicionais, como ultrassom ou exame de sangue.  Será necessário realizar exames como coleta de sangue. Se a cirurgia for indicada para você, vamos solicitar aprovação à seu plano de saúde.

A Cirurgia

A cirurgia da retirada da vesícula, realizada por vídeo, dura menos de uma hora. Temos bastante experiência com este procedimento e estarei com você durante toda a cirurgia. Você ficará no hospital 1 ou 2 dias, e rapidamente poderá voltar para casa.

Após a Cirurgia

Após a cirurgia você irá para uma sala de recuperação e observação, até vocÊ se recuperar completamente da anestesia. Seu batimento cardíaco, pressão e urina serão monitorados, isso é padrÃo. Você deverá ficar um tempo em jejum após o procedimento, mas já poderá beber água brevemente. Você retornará para sua casa em 1 ou 2 dias após o procedimento. Sua recuperação deve ser rápida, sem complicações. Em menos de 1 semana a maior parte de suas atividades estará normal.

Outros Tratamentos

Além da cirurgia de retirada de vesícula, também estamos aptos a realizar cirurgias  de hérnia, apêndice, cirurgias do aparelho digestivo, de forma videolaparoscópica e robótica.

    • Cirurgia Bariátrica

      Cirurgia Bariátrica

      Cirurgia Bariátrica trabalha a redução do estômago, uma forma segura de perder peso e ter uma melhor qualidade de vida.

    • Cirurgia Metabólica

      Cirurgia Metabólica

      Diabetes e Hipertensão Arterial são comorbidades que podem ser controladas com a Cirurgia Metabólica

    • Cirurgia Robótica

      Cirurgia Robótica

      A cirurgia assistida por robô traz benefícios de precisão e segurança, tornando a cirurgia menos invasiva e com resultados superiores.